E há quem diga que eu não sou psicólogo, vocês acreditam?
Pois é, nem eu.
Saí para caminhar, encontrei Miguel e, de repente, cara a cara, lhe disse: “Terapia aqui não.”
Ele continuou correndo ao meu lado e me perguntou: “Que valores e sonhos um ser humano pode ter? Eles podem mudar? Se alterar? Serem compartilhados?”
Ouvi isso e parei imediatamente. Ele seguiu correndo e, lá na frente, virou-se e gritou: “Responda!”
Sinceramente, não sei se ele quer que eu o ajude em algo ou se é mera curiosidade em saber quais são meus valores e sonhos.
Miguel é mais novo que eu e, sinceramente, não sei como ou o que responder.
Não sei se o respondo baseado em quando tinha a mesma idade que ele ou agora, aos 53 anos, depois de muita bagagem e experiência.
Se for para esclarecer algo a ele, teria que ser de acordo com a idade dele, mas se for curiosidade sobre o que penso, melhor usar os 53.
Alguns valores nos são passados, acredito, no ventre materno. Nenhuma mãe ou pai vai passar valores que não sejam bons aos seus, e com o passar da vida vamos aprendendo os que nos são ensinados, vamos adquirindo alguns pela vivência com outras pessoas e adquirimos outros com as cicatrizes que a vida nos dá.
Muitas vezes até mudamos alguns, já os sonhos, estes nos acompanham por vidas e vidas, e acredito que eles têm uma ligação com todo o nosso passado, com todas as nossas outras vidas. É algo que está encrustado na alma, mas, mesmo assim, adquirimos outros, talvez mais simples ou mais fáceis, e vamos correndo atrás.
No entanto, a idade nos mostra que sonhos, quanto mais simples, mais valiosos e mais nos fazem felizes. Não estou dizendo para não sonhar grande, mas existe uma grande diferença entre sonhos grandes e grandes sonhos.
Entre os valores, vejo como mudei desde que tinha meus vinte e poucos, trinta anos. Um dos grandes valores para mim é o respeito pelo ser humano, seja ele quem for ou como for; caridade, seja onde for. Uma oração a alguém é caridade, você sabia? Sim, existem muitas formas de fazer caridade.
As pessoas acham que caridade é dar dinheiro, mas existe ainda a humildade. Ser humilde não é deixar os outros pisarem em você, existe uma diferença aí também, em ser humilde e se humilhar.
Ninguém deve, nem se humilhar, nem humilhar ninguém. Somos todos iguais.
É tão amplo falar de valores a Miguel, talvez por não o conhecer muito.
Conheço pouca coisa dele, nem mesmo sei os seus valores e sonhos. Sei, sim, que ele tem um sorriso contagiante e não, nunca disse isso a ele.
Miguel me deixa pensar que é um ser humano de muitos valores e com muitos sonhos.
Ainda outro dia li um texto que ele escreveu quando estava em New York, um texto de um grande sonhador, daqueles que vai colocar a mochila nas costas e sair a conquistar o mundo. É bonito ver isso. Ele ainda defende os nãos que damos aos pais em busca de nossas realizações. Sei que isso também é muito bom, pois só assim se amadurece. Ele defende a geração que quer viver, viver, viver… e assim ele segue, mas com o tempo ele muda isso.
É tudo válido, faz parte de um ciclo chamado vida.
Os meus? Já sonhei muito e continuo sonhando. Os sonhos são o combustível do amanhã, do nosso futuro. Sem sonho, não tem vida. Mas hoje, se perguntassem na lata, como ele fez: “Qual o seu sonho?”
Ser feliz. Parece pouco, né? Mas o tempo nos mostra muitos outros sonhos e que os sonhos grandes são bem mais fáceis de realizar do que os grandes sonhos, como ser feliz.
A felicidade tem que ser plena e tem que ser com alguém que partilhe e compartilhe do mesmo sonho que você, pois se você estiver com uma pessoa que tem sonhos grandes e você também tem grandes sonhos… não vão conseguir a harmonia disso, não vão conseguir ser felizes juntos.
Então, Miguel, meus valores são todos aqueles que me permitem fazer o bem aos outros e a mim mesmo, sem que tenha que prejudicar ninguém.
Respeitar o outro como quero o respeito a mim, caridade e humildade sem olhar a quem ou ao que.
E os meus sonhos?
Alguns eu não sabia que eram grandes sonhos, mas ser pai foi um deles. Depois desse sonho realizado e pleno, só quero ser feliz.
Em nenhum momento disse que não sou feliz. Estou feliz, e isso é diferente de ser feliz.
Tenho certeza de que você vai me entender ao ler.
Deixei um recado para ele dizendo assim: “Sua pergunta está respondida. Espero que leia, entenda e, se foi um pedido de ajuda, que o tenha conseguido. Se foi mera curiosidade…”
Viu? E ainda dizem por aí que eu não sou psicólogo!
Política de Privacidade.