DOS CÁRCERES PRIVADOS - SALUM E JAKUTINGA

 

 

Nós os inventamos, cada um tem o seu; são vários. Cárcere é tudo aquilo que nos imobiliza, que nos faz pensar que não somos donos do nosso destino, da nossa vontade, dos nossos quereres. A cobrança é um dos nossos cárceres. Passamos a vida sendo cobrados, cobrando. Mas a pior cobrança de todas é a que nós fazemos a nós mesmos.

Somos os nossos carrascos; nos cobramos. E o que é pior: em função do que nos cerca, nos rodeia. Ficamos presos a opiniões e julgamentos externos. Passamos a não ser gentis conosco, a viver sob a ditadura de agradar aos outros e nos torturamos.

São tantas as formas de torturas diárias. Queremos ser mais belos, mais jovens, mais inteligentes, mais amados, não para nós mesmos, mas para satisfazer a expectativa dos outros, a perspectiva de outros olhares. E então esquecemos que o olhar mais verdadeiro é o nosso olhar para nós mesmos, aquele que olha bem dentro de nós e percebe a nossa essência, nua e crua.

Aí está a verdadeira fonte de alegria e sabedoria: o olhar para si e gostar do que vê. Admirar-se por saber que a sua essência é bela, não importa quanto o mundo ao redor diga que você não está à altura das expectativas, dos padrões impostos. Basta você saber o quanto você é especial, importante, feliz.

Não é saudável viver para agradar aos outros e esquecer que quem você tem que agradar, mimar, paparicar, em primeiro lugar, é você mesmo. Seus sonhos, seus desejos, sua essência… tudo o que está em você faz parte de você, e a beleza, tanto interior quanto exterior, tem tudo a ver com o que você acredita ser o seu melhor.

Por isso, nada de se aprisionar em padrões e conceitos impostos pelo mundo. Muitas vezes, são criados e ditados por pessoas amargas e infelizes. Pessoas que cobram dos outros o que jamais terão dentro de si, por um simples motivo: não sabem olhar para si mesmas, têm medo do que irão ver.

O melhor da vida é libertar-se desses cárceres, dessas cobranças todas. Ser você mesmo sempre, com todas as suas idiossincrasias e contradições. Diga um “não” bem grande a tudo aquilo que te sufoca, reprime, machuca, oprime, esmaga. Diga “sim” a tudo aquilo que te faz feliz. Afinal, expectativa é só uma questão de perspectiva.

Diria ainda que a mais fácil das receitas da felicidade talvez seja a mais complicada de se fazer: seja sempre você, por você mesmo, para você. Deixe de ser o seu carrasco e passe a ser seu admirador; afinal, não é à toa que somos únicos. Você só conseguirá a felicidade plena quando se amar do jeito que você é!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
plugins premium WordPress

você tem mais de 18 anos?

*Confira se o computador não é compartilhado com menores de idade.